sábado, 28 de dezembro de 2013

QUALIDADE SANITÁRIA NO MOMENTO DA COMPRA.

Verifique se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta adequadas condições de conservação dos alimentos oferecidos. Para escolher estes estabelecimentos, não utilize apenas critérios como a proximidade do domicilio e o preço dos produtos; verifique também a limpeza e organização do ambiente.
Os atendentes e manipuladores devem estar com vestimenta adequada à atividade que exercem e, quando necessário, de touca, luvas, mascara de proteção e botas. A vestimenta deve estar limpa e conservada.
Os produtos devem estar acondicionados em prateleiras limpas, organizadas e nunca sobre o piso. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.
Certifique-se da qualidade dos produtos. Verifique os selos de inspeção, o prazo de validade, a identificação do fabricante e as condições de embalagem. Observe a embalagem do produto: ela não deve estar violada ou rasgada. No caso das latas, não compre nem utilize aquelas com ferrugem, que estiverem amassadas, estufadas ou com qualquer outra alteração.
Nos produtos não embalados ou acondicionados em embalagens transparentes que permitem visualizar seu conteúdo, observe se os alimentos apresentam alteração na cor, na consistência, no aspecto e se há presença de matérias estranhas.
Carnes pré-embaladas e congeladas, encontradas normalmente em supermercados, devem ser mantidas em balcão ou camara frigorifica. Freezer ou balcão frigorifico fora da temperatura correta, ou quando desligados à noite formam água no chão, o que indica que os produtos não foram conservados em temperatura ideal.
Produtos de origem animal embalados somente devem ser comprados com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ou do Serviço de Inspeção Estadual e Municipal.
Ao escolher peixes, observe se possuem pele firme, bem aderida, úmida e sem presença de manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes. As escamas devem estar unidas e fortemente aderidas a pele e brilhantes. As brânquias (guelras) devem possuir cor em tons que variam do róseo ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidades.

No transporte dos alimentos evite colocá-los em locais quentes, como, por exemplo, próximos ao motor do carro ou exposto ao sol. Guarde os alimentos perecíveis na geladeira ou freezer o mais rápido possível, quando chegar ao domicilio. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

UTILIZANDO O RÓTULO DOS ALIMENTOS.

.
Todo alimento industrializado deve, por lei, conter a lista de ingredientes, com exceção de alimentos com um único ingrediente (por exemplo: açúcar, café, farinha, erva mate, etc.).Como regra, os ingredientes são colocados em ordem decrescente da respectiva proporção. O item que aparece primeiro é o que entra em maior quantidade na formulação do produto. De maneira geral, se os primeiros ingredientes são gorduras ou açúcar e derivados, o alimento terá alta concentração dessas substancias. Aos aditivos alimentares devem ser declarados após os ingredientes, constando sua função no alimento.
Um produto relativamente simples como o pão integral terá uma lista básica de ingredientes com farinha de trigo refinada, farinha de trigo integral, açúcar, fermento biológico, sal e acido ascórbico (aditivo utilizado como “melhorador” de farinha aumenta a expansibilidade da massa). Assim, mesmo um pão denominado integral tem como primeiro ingrediente a farinha de trigo refinada. O produto denominado pão integral pode ter diferentes teores de farinha de trigo integral, dependendo do fabricante.
Analisando a lista de ingredientes, você poderá verificar com a alta frequência em que a gordura, principalmente a vegetal hidrogenada (ou gordura trans), o açúcar ou sal são utilizados em produtos industrializados. Atenção: algumas vezes o nome do ingrediente pode estar incompleto como no caso de gordura hidrogenada, que pode aparecer como gordura vegetal. Gordura vegetal é diferente de óleo vegetal ( aquela é hidrogenada e prejudicial à saúde, este é rico em ácidos graxos insaturados que não prejudicam a saúde desde que consumidos com moderação.

Fonte: Guia Alimentar Para a População Brasileira p.119.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Frutas, Legumes e Verduras Saudáveis.


Na hora da compra, observar as seguintes características para escolher as frutas, legumes e verduras. Se apresentarem essas condições, não são próprias para o consumo:
-partes ou casca ou polpa amolecida, manchadas, mofadas ou de cor alterada;
- folhas, talos ou raízes murchas, mofadas ou deterioradas;
- qualquer alteração na cor, na consistência ou no cheiro característico;
- excesso ou falta de umidade característica.
Procedimentos para seleção, lavagem e desinfecção de Frutas, Legumes e Verduras.
Selecionar retirando as folhas, partes e unidades deterioradas.
Lavar em água corrente os vegetais folhosos (alface, agrião, rúcula etc.), folha a folha, e as frutas e legumes, um a um.
Colocar de molho por dez minutos, em água clorada, utilizando produto adequado para esse fim (ler o rotulo da embalagem), na diluição de até 200ppm(uma colher de sopa para um litro)
Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados.
Manter sob refrigeração até na hora de servir.