sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

UTILIZANDO O RÓTULO DOS ALIMENTOS.

.
Todo alimento industrializado deve, por lei, conter a lista de ingredientes, com exceção de alimentos com um único ingrediente (por exemplo: açúcar, café, farinha, erva mate, etc.).Como regra, os ingredientes são colocados em ordem decrescente da respectiva proporção. O item que aparece primeiro é o que entra em maior quantidade na formulação do produto. De maneira geral, se os primeiros ingredientes são gorduras ou açúcar e derivados, o alimento terá alta concentração dessas substancias. Aos aditivos alimentares devem ser declarados após os ingredientes, constando sua função no alimento.
Um produto relativamente simples como o pão integral terá uma lista básica de ingredientes com farinha de trigo refinada, farinha de trigo integral, açúcar, fermento biológico, sal e acido ascórbico (aditivo utilizado como “melhorador” de farinha aumenta a expansibilidade da massa). Assim, mesmo um pão denominado integral tem como primeiro ingrediente a farinha de trigo refinada. O produto denominado pão integral pode ter diferentes teores de farinha de trigo integral, dependendo do fabricante.
Analisando a lista de ingredientes, você poderá verificar com a alta frequência em que a gordura, principalmente a vegetal hidrogenada (ou gordura trans), o açúcar ou sal são utilizados em produtos industrializados. Atenção: algumas vezes o nome do ingrediente pode estar incompleto como no caso de gordura hidrogenada, que pode aparecer como gordura vegetal. Gordura vegetal é diferente de óleo vegetal ( aquela é hidrogenada e prejudicial à saúde, este é rico em ácidos graxos insaturados que não prejudicam a saúde desde que consumidos com moderação.

Fonte: Guia Alimentar Para a População Brasileira p.119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário