domingo, 30 de agosto de 2015

E AS NOSSAS PRIORIDADES?





A Regional Cidade Operária /Cidade Olímpica Constituida por um Conjunto de Aglomerados Urbanos possue em sua totalidade um pouco mais de de 40 bairros e vilas que estão dentro do espaço urbano e que utilizam os serviços públicos essenciais do Município de São Luís.Estando hoje parte destes serviços com uma demanda reprimida por conta do tamanho desta população que gira algo em torno de 200 mil habitantes.
Em julho de 2013 em Audiência Pública para construção do PPA 2013/2017, foram levantadas as demandas destas comunidades. O PPA desta regional estava bem representada com a presença de mais de 300 representantes da Sociedade Civil, representantes de Associações, Sindicatos, Grupos organizados e militantes de vários segmentos.
Ao final da Audiência os grupos e entidades presentes votaram e apresentaram as suas propostas em ordem de suas prioridades.E apresentando as mazelas e as precariedades de serviços desta população.
Destacamos aqui as principais mazelas herdadas ao longo de 28 anos de existência destas comunidades;
O Maior Mercado Público Hortifrutigranjeiro Patrimônio do Governo do Maranhão, está na Cidade Operária funcionando de forma precária e sem administração, em ambiente insalubre com esgoto a céu aberto, denunciado pelo ministério publico. O Ministério público atendendo as manifestações da população encaminhou ao Fórum Especial da Vara de Interesses Difusos e Coletivos Ação Civil Pública.
Outra questão levantada foi sobre os Centros de Educação Básica (CAICS), que deveriam ser referencias em educação, em formação profissionalizante estão em situação precária.
Outro ponto levantado foi sobre a ausência de políticas públicas de Desenvolvimento Social e Segurança Cidadã ficando a Comunidade exposta a todos os tipos de riscos, a vida, ao meio ambiente.
Foi levantada a questão das ausências de espaços públicos com Equipamentos para Exercícios Laborais a exemplo do Parque do Bom Menino, do Ginásio Costa Rodrigues estando a comunidade bastante prejudicada, possue poucos espaços livres para estas atividades, de academia aberta.
Foi apresentada Proposta de Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto; situação dramática de abandono, perdemos por descaso de Administrações passadas o mais moderno Sistema de Tratamento de Esgotamento Sanitário que possuia rede coletora e duas estações elevatórias com Sistema de Tratamento Químico. Perdemos o Rio Paciência, o Rio da Mata! Dos seis Poços Artesianos ficamos com dois Poços Artesianos sendo um deste recuperado pela atual administração, Governo Flávio Dino. Os equipamentos que deveriam ser Centros Comunitários foram transformados em escolas e Batalhão de Policia.Foi pleiteado a Criação do Parque Estadual da Cidade Operária na Área do Ibama em frente a Cidade Universitária (UEMA); Foi apresentada e aprovada a proposta de um Ecoponto para captação de Resíduos Recicláveis na Cidade Operária. Aprovada Construção de Galerias e Pontes entre unidade 201 e 101. Proposta aprovada de pavimentação de Ruas, Ciclovias e Avenidas.
E o que o Povão quer mais:
 A Duplicação do Sistema de Abastecimento D`água. Ampliação e Renovação da Frota de Transportes Coletivos. A instalação da Unidade de Segurança Comunitária(USC) com a presença da Policia Comunitária, melhorar as relações entre Policia e Comunidade. A Organização do Espaço Urbano, com mais praças, mais asfalto, melhor Iluminação Pública, mais segurança e um Mercado Padrão Nacional, com mais Higiene, Boa gestão, bancas e box padronizados.