sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A Logística Reversa.


O desafio, a missão, dos gestores públicos em todos os níveis de governança do Brasil é resgatar o compromisso com a sustentabilidade ambiental que passa   basicamente pelo cumprimento da lei 12.305/10 que determina uma política de gerenciamento de resíduos sólidos, com o fim dos lixões, oportunizando uma política de inclusão social voltada a melhoria de renda dos catadores. O cumprimento da lei de saneamento básico 11.445/07; que estabelece o direito ao fornecimento de serviços de agua e esgoto de boa qualidade para todos. A questão dos lixões, dos esgotos a céu aberto, da falta de agua tratada, dos rios e lagos contaminados, passaram 20 anos, em estudos, debates e audiências públicas antes de se transformarem em lei! Quanto tempo passara para que o ministério público, os juízes forcem os governantes a cumprirem as leis?
Toneladas de materiais recicláveis: Papel, papelão, plásticos, pet, vidros e latinhas são jogados nos lixões quando poderiam transformar-se em renda aos catadores. Óleos e gorduras provenientes de fritura que poderiam transformar-se em biodiesel gerando renda aos catadores são jogados no meio ambiente provenientes das pias de cozinhas e das praças de alimentação.

A logística reversa é o conceito, a pratica da reutilização, da reciclagem do reprocessamento de um produto, em um produto no mercado gerando renda, minimizando os impactos ambientais. A logística reversa remete ao fabricante o descarte ou o reaproveitamento dos bens de consumo sem agredir a natureza com práticas sustentáveis e ambientalmente corretas. Cada um de nós amigos da natureza e que tem compromisso com a sustentabilidade podemos assumir esse compromisso essa missão de agentes multiplicadores. Cada um de nós cidadão que tem um compromisso com a responsabilidade ambiental, podemos no dia a dia praticar a reciclagem, o reaproveitamento de embalagens, transformando em utensílios domésticos e de ambientes de trabalho. Veja os exemplos: uma garra PET pode ser um porta trecos, um porta joias; uma embalagem de lei liquido tetrapacK pode ser uma sementeira, ou um viveiro de plantas. O combate ao desperdício deve ser um manifesto coletivo transformando lixo em material reciclável gerando trabalho e renda aos catadores. A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis(ASCAMAR) localizada na Rua São Pantaleão,1094, Madre Deus e a Cooperativa de Resíduos Sólidos de São Luís (COOPRESL) localizada no espaço do Campus Universitário da UFMA.