quinta-feira, 25 de julho de 2013

Imagens: Audiencia Pública PPA Regional Operária-Cidade Olimpica.



Abertura da audiencia pública e apresentação das propostas do grupo 3: Infraestrutura,mobilidade urbana. 











MANIFESTO CIDADE OPERÁRIA!





Saudamos a todos/as, as nossas boas vindas,
Aos gestores presentes nesta audiência publica para formulação de propostas e aprovação do PPA.
Aos representantes das comunidades presentes, aos nossos amigos moradores da região Cidade Operária, Cidade Olímpica e demais bairros, vilas e condomínios com 34 comunidades que constitui aproximadamente 260 mil habitantes.
Destacamos o reconhecimento público sobre a atuação da  Congregação Pobres Servos da Divina Providência (E em especial a militância dos padres Valdemar Longo,do padre  Julio Gotardo,do irmão Nestor Forestti, Pe.Armando, Pe. Antonio Nazzari) no apoio aos movimentos sociais.
Reconhecemos as boas referências dos representantes das organizações comunitárias, lideres evangélicos,aos históricos do Movimento Popular presentes neste evento e que ainda preservam os seus espaços, da luta permanente, do bom combate. Um espaço sempre em construção nestes 27 anos de existência da Cidade Operária de mobilizações e passeatas pela conquista da meia passagem do bairro, da luta pela moradia, da melhoria dos transportes, da resistência a implantação do cadeião no bairro.
Muitas conquistas foram alcançadas, porém contabilizamos as mazelas: da desativação do sistema de esgotos pela CAEMA, das ruas cheias de buracos, da falta de policiamento nas ruas, do número cada vez maior de assaltos, do consumo de drogas, dos lixões, da ocupação/destruição de nossas áreas verdes, do sistema precário no abastecimento d’água, saúde e educação.
Ao longo destes anos reuniões, palestras, constituição de fóruns de debates, audiências e conferências foram realizadas sem resultados práticos, muitos dos presentes perderam a crença nos debates e conferências. Convidamos os  presentes a alavancar nossa esperança nessa nova conjuntura de mobilizações nacionais e pressões populares, a reconhecer a nova gestão municipal um sinal de construção democrática, ao sentar com as comunidades, ouvi-las e oportunizar a participação popular como aconteceu na experiência do Orçamento Participativo com todas as suas limitações e que não percamos a nossa capacidade de manter e preservar o nosso maior patrimônio, a nossa crença de que vale a pena lutar sempre, de preservar o nosso espaço na construção da cidadania.
O senso dos movimentos populares é priorizar as questões de interesse coletivo independente de interesses partidários ou interesses específicos. A nossa capacidade de pensar, de educar, de transformar, de salvaguardar e proteger o direito de cidadania tem um valor imensurável. Do prefeito a missão mais importante é  a sua capacidade de ouvir o povo, de compartilhar o exercício do mandato assegurando benefícios e obras de grande alcance social.
Hoje temos o hospital Socorrão II, UPA 24 hs; dezenas de escolas de ensino fundamental, ensino médio, um amplo Centro Comercial,15 linhas de transportes integrados  e 02 linhas não integradas,02 agências bancárias: Banco do Brasil e Bradesco. O nosso desejo, a nossa prioridade é a conquista da subprefeitura; considerando que esta região constituída de 34 bairros no pólo Cidade Operária-Cidade Olímpica, em meio as suas adversidades necessitam de benefícios de regularização imobiliária de lotes residenciais, mapeamento e preservação das áreas verdes de uso público, criação de ouvidorias e postos avançados de serviços nas áreas de transportes, urbanismo, saúde, educação,de políticas em atenção a criança e adolescente.  Afinal, representamos mais de 25% da população de São Luís! Queremos um compromisso de verdade; poder público municipal e poder popular das comunidades Cidade Operária-Cidade Olímpica.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PRIORIDADES PPA,CIDADE OPERÀRIA.


PRIORIDADES A SEREM APRESENTADAS EM AUDIENCIA PÚBLICA. (PPA) PACTO POR LUÍS. DIA: 24/07/2013. AUDITÓRIO DA UEMA AS 14:00HS.

INFRAESTRUTURA URBANA
-Serviços de pavimentação e recuperação da malha asfáltica de ruas e avenidas, com serviços de drenagem de águas pluviais e iluminação publica possibilitando melhor acessibilidade e segurança pública.
- Construção de galerias interligando bairros, com inicio na Riod-cruzando com a Janaina, Cidade Olímpica até Alexandra  Tavares.
-Ampliação no sistema de macrodrenagem de águas pluviais na unidade 105.
-Asfaltamento da ciclovia 202 ao lado da Associação de moradores da unidade 201.
-Reconstrução da ponte da unidade 201 localizada na av. este externa.
TRANSPORTES
-Ônibus novos nas 17 linhas que servem a regional e ampliação do numero de viagens.
-Criação de linhas de transportes alternativos.
MEIO AMBIENTE
- Regularização imobiliária de lotes residenciais, com entrega dos títulos de posse.
- Mapeamento e preservação das áreas verdes de uso público, criação de ouvidorias e postos avançados de serviços nas áreas de transportes, urbanismo e limpeza publica.
-Implantação do projeto de coleta de resíduos sólidos,com instalação das unidades receptoras de pequenos volumes( URPVS);disciplinando a ação dos carroceiros de veiculo de tração animal.
HABITAÇÃO
-Questão da segurança pública, dos sons automotivos em bares e praças, de assaltos e estupros em áreas de pontos críticos por falta de policiamento e iluminação pública. Pois, a região Cidade Operária e Cidade Olímpica atinge pontos críticos nas estatísticas e nas páginas policiais.
- regularização imobiliária de lotes residenciais, com entrega dos títulos de posse.
MOBILIDADE
-Recomposição da camada asfaltica do corredor de ônibus interligando Santa Efigenia, Recanto dos Pássaros, Cidade Operária.
-Criação de linha de transporte alternativo.

REIVINDICAÇÕES  ESPECIFICAS (MOÇÃO DE APOIO)
-Retorno da Linha Janaína-Riod ao antigo ponto final(Rua Santa Terezinha)
- Resolver a questão da obstrução das galerias, dos esgotos estourados, dos buracos deixados pela Caema destruindo a camada asfáltica.
-Conclusão da obra do Canal do Posto de Saúde do bairro Santa Clara.
-Resolver a questão da obstrução das galerias, dos esgotos estourados, dos buracos deixados pela CAEMA destruindo a camada asfáltica.
- Retirar bancas espalhadas no setor externa do mercado Cidade Operária, dificultando o acesso de pedestres e veículos na avenida próxima ao 6° Batalhão de policia.