sexta-feira, 12 de março de 2010

CIDADE DORMITÓRIO


DE VOLTA AO PASSADO!
A Cidade Operária na sua fase de ocupação e durante o período de regularização dos mutuários (1987/1989) enfrentou os seus momentos angustiantes pela ausência do poder público, com aproximadamente 30 mil habitantes era chamada de Cidade Dormitório; carente de todo tipo de infra estrutura, coleta de lixo precária, possuía duas escolas inauguradas pelo governador Cafeteira e mais oito escolas comunitárias; quanto aos outros serviços: segurança, transportes e saúde, funcionavam de forma precária. As matérias jornalísticas da época destacavam a Cidade operária de campeã de mazelas, do abandono; os moradores antigos eram permanentemente vítimas de chacota; de gozação. Hoje a situação mudou a cidade cresceu ficou mais bonita e valorizada; possui um grande Centro Comercial com dezenas de equipamentos públicos e comunitários. O ponto de desequilíbrio é a questão da violência que é comum aos centros urbanos; estando a cidade operária cercada por 34 bairros e vilas; e sendo a comunidade mãe, carrega no colo por longos anos o estigma de lugar de conflitos. Na verdade é um ligar prazeroso de viver-se! Tem uma rede de Supermercados, farmácias, centenas de estabelecimentos comerciais diversos; com uma infra estrutura de uma cidade de porte médio com aproximadamente 260 mil habitantes em toda as suas áreas de abrangências.

QUALIDADE DO TRANSPORTE É PRIORIDADE.


CIDADE OPERÁRIA COMUNIDADE EM AÇÃO.
AMPLIAR FROTA COM ÔNIBUS NOVOS TERÁ PRIORIDADE!

Reunião realizada no dia 04 de março na SMTT, com o Secretário Dr. José Ribamar de Oliveira, assessoria técnica e lideranças do bairro; os representantes Benerval, Felipe e Marta, do Conselho de Segurança, Pedro Câmara representando o Movimento Popular e Maciel, Presidente da Associação de Moradores. Ficou definido que apartír do dia 11 de março começa a circular a nova linha Cidade Operária sentido centro, com seis ônibus novos programados para fazer 43 viagens em dias úteis; sai do final da av. Paraíso Santa Efigênia, Av. principal Cidade Operária, Terminal da Integração São Cristovão, Rodoviária, Av. Africanos, Praça Deodoro, terminal da Av. Beira-mar. Está em estudo a viabilidade da implantação de uma nova linha de ônibus em substituição a linha extinta Cidade Operária Planalto. Com essas medidas ficam temporariamente atendidas as nossas reivindicações. Em toda a Região Cidade Operária possue14 linhas que circulam por este corredor com 138 ônibus que servem 34 comunidades; é providencial a troca de ônibus velhos, por uma nova frota e priorizar o atendimento da demanda nos horários de pico. São em média 50 mil usuários passando o maior sufôco pendurado em transportes superlotados.