quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COMUNIDADE EM AÇÃO V


O sonho da casa própria.

O primeiro programa mutirão habitacional do Maranhão aconteceu na Região Cidade Operária, executado pelo Grupo Comunitário Independente. A coordenação do programa habitacional ficou aos cuidados de Ozinete Lisboa pessoa de elevado espírito comunitário que durante 16 anos conduziu com seriedade e determinação os objetivos do grupo. A missão de conduzir o processo de organização das famílias para aquisição da casa própria, contou com vários colaboradores, na diretoria: O Sr. Joel Alves, Iranilson Cardoso, Pedro Mariano, e coordenadores de grupos; para ter acesso ao programa bastava comprovar: ser de baixa renda de até 03 salários mínimos, constituir família e não possui imóvel residencial.
O sucesso do grupo se dá em função da capacidade de articular parcerias com instituições governamentais e privadas, fomentadoras de programas de apoio a famílias de baixa renda; dentro de uma concepção de políticas de contrapartidas. Os mutirantes participavam com a mão de obra, com acesso aos cursos profissionalizantes para pedreiros, eletricistas, pintores, mestres de obra promovidos pelo SENAI.
A primeira etapa do programa habitacional
Foi executado em 1990, com a participação do Governo do Estado d o Maranhão; O governador Cafeteira determinou ao presidente da COHAB Paulo Marinho a liberação de um terreno nas imediações do bairro Cidade Operária (1989) para construção de 457 casas denominado conjunto residencial Recanto dos Pássaros; nos governos João Alberto e Edson Lobão foram executados o projeto técnico e aquisição de materiais de construção, com as famílias trabalhando em regime de mutirão sendo concluída essa etapa ao final de 1994.
A 2ª etapa foi executada nas imediações da Vila Cafeteira, próximo ao conjunto Paranâ no município de Paço do Lumiar; tendo como parceiro o Governo do Maranhão na gestão de Roseana Sarney; o programa deu inicio em 1995 e concluído em 2000, em regime de mutirão foi construídas 300 unidades nos residenciais Abdalla I e Abdalla II; Com o apoio na época da deputada Marly Abdalla. Apartír de 2005 houve mudanças na política habitacional sendo sugerido que o grupo fosse transformado em uma cooperativa. A Cooperativa foi criada em abril de 2005, optando pelo programa de Credito Solidário da Caixa Econômica Federal; em 2008 foi negociada a compra de lotes da imobiliária Nova Era na localidade Matinha, pertencente ao município de São José de Ribamar; As obras foram iniciadas em setembro de 2009 para construção de 400 unidades residenciais destinadas a famílias de baixa renda cadastradas pela Cooperativa Habitacional do Grupo Comunitário Independente. Os beneficiários do projeto são na maioria trabalhadores autônomos, e do comércio informal. Paralelamente ao nosso empreendimento está acontecendo nas imediações à limpeza da área para a construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal; a diferença é que o nosso projeto a mão obra absorvida parte dela é do trabalhador contemplado. A empresa responsável, para acelerar o processo de construção deu prioridade aos nossos cooperativados que construirão suas casas com direito a remuneração pelos dias trabalhados.
COOPERATIVA HABITACIONAL DO GRUPO COMUNITÁRIO INDEPENDENTE.