segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Higiene em alimentos

HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR.

As boas práticas de higiene devem ser adotadas em toda a cadeia alimentar, desde a sua origem até o preparo para o consumo. A higiene e a temperatura de conservação dos alimentos são fatores determinantes para conferir a qualidade sanitária dos alimentos bem como priorizar a boa procedência da matéria prima, as práticas corretas dos manipuladores no ambiente de trabalho. O crescente consumo de alimentos industrializados, pré-preparados ou prontos que respondem a uma demanda de praticidade exigem medidas preventivas e de controle com o objetivo de redução dos riscos a saúde. Os alimentos consumidos pelo homem, tanto os de origem animal como os de vegetal podem ser contaminados por microorganismos patogênicos ou deterioradores durante qualquer uma das etapas de produção, manipulação, transportes, armazenamento e distribuição.
O consumo de alimentos contaminados por microorganismos patogênicos pode levar o indivíduo a um quadro infeccioso que varia de um desconforto leve até reações severas ou à morte.
A falta da higienização dos manipuladores e utensílios utilizados durante o manejo dos alimentos são os principais fatores que contribuem para o alto índice de contaminação dos produtos.
Pontos Chaves para a inocuidade dos alimentos
Mantenha a Limpeza
Por quê? Os microorganismos estão presentes no meio ambiente. Eles são transportados de uma parte a outra por meio das mãos e dos utensílios, das roupas, dos panos, das esponjas e quaisquer outros elementos que não tenham sido lavados de maneira adequada e um leve contato pode contaminar os alimentos.
Separe os alimentos crus e cozidos
Por quê? Os alimentos crus, especialmente carne, frango e pescado, podem estar contaminados com os microorganismos perigosos que podem transferir-se a outros alimentos como comidas cozidas ou prontas para o consumo, durante o preparo dos alimentos ou durante a sua conservação.
Cozinhe completamente os alimentos
Por quê? A correta cocção a temperaturas acima de 70°C elimina quase todos os microrganismos perigosos. O alimento conservado em temperatura ambiente, cria condições favoráveis à multiplicação de microrganismos patogênicos. Abaixo de 5°C e acima de 60°C o crescimento microbiano é reduzido.
Use água potável e matérias - primas de boa qualidade
Por quê? As matérias primas, incluindo a água, podem conter microorganismos e produtos químicos prejudiciais à saúde. É necessário ter cuidado na seleção dos produtos crus e tomar medidas de preventivas que reduzem risco, como lavagem e descasque.
Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
Por quê? Alguns microorganismos podem multiplicar-se muito rapidamente se o alimento é conservado à temperatura ambiente, pois eles necessitam de alimento, umidade, temperatura e tempo para se reproduzir. Abaixo de 5°C e acima de 60°C o crescimento microbiano se faz lentamente ou pára. Alguns microorganismos patogênicos podem crescer ainda em temperaturas abaixo de 5°C.
FONTE:OMS