quarta-feira, 7 de abril de 2010

ALIMENTOS SAUDÁVEIS



Abate,higienização de frangos inteiros e de corte para comercialização. Preparo de frangos embutidos e defumados.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS



O controle de qualidade dos alimentos é uma exigência do mercado consumidor e deve ocorrer em todas as etapas de produção, inicia-se no bom manejo da matéria prima, passando pelas atividades de boas práticas de manipulação; das condições adequadas de transportes, armazenamento, estocagem e exposição para venda ao consumidor.
A falta da higienização dos manipuladores e utensílios utilizados durante o manejo dos alimentos são os principais fatores que contribuem para o alto índice de contaminação dos produtos. Os hábitos higiênicos, como lavar as mãos antes de manipular os alimentos, não tossir e espirrar sobre eles ajudam a impedir a contaminação. Afinal, de nada adianta que os produtores e comerciantes ofereçam bons produtos se, o preparo da matéria prima e dos alimentos forem a causa das toxiinfecções alimentares.
INSTRUÇÕES PARA APLICAR AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF)
Controlar a qualidade da água de abastecimento e garantir a qualidade da matéria prima junto aos fornecedores. Controlar temperaturas de câmaras frias, túneis de congelamento, freezers, geladeiras industriais, refresqueiras.
Manter higienizados torneiras e maçanetas de portas; fazendo com que os manipuladores de alimentos usem uniformes, luvas, toucas, máscaras e demais equipamentos de proteção individual, conforme determina legislação específica.
Observando e utilizando os métodos corretos para a limpeza e desinfecção dos locais de preparação e produção de alimentos e de matérias primas
Evitando o uso de equipamentos, facas, tábuas de carne, sujos ou insuficientemente limpos. Não usando os lavatórios destinados a lavagem das mãos para a higienização de alimentos, nem lavar as mãos nas pias destinadas à preparação de produtos alimentícios.
Manter os alimentos protegidos sempre que possível, e armazenando os produtos alimentícios com tampas justas, papel filme, evitando a entrada de insetos e roedores. Usar superfícies e facas separadas para preparar alimentos crus e de alto risco. Usar tábua de picar de poliuretano ou material semelhante e utilizar uma tábua para cada tipo de produto.
Adotar fluxograma sanitário para circulação de produtos: recepção, sala de manipulação, rotulagem e armazenagem, expedição, área suja.