quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

COMUNIDADE EM AÇÃO IV

CIDADE OPERÁRIA, 23 ANOS DE HISTÓRIA.

Nasceu do esforço apressado de dois governos, viveu em clima de guerra; de milhares de trabalhadores brigando na força bruta, povo contra povo pelo direito ao teto.
Aos poucos a comunidade foi se organizando e com muita luta conseguiu amenizar os conflitos, pela sensibilidade de suas lideranças, buscando uma saída que atendesse os que realmente precisavam garantir a moradia. As obras estruturantes e as necessidades básicas foram colocadas a serviço da comunidade.
A Cidade Operária bairro mãe, localizada dentro de um espaço geográfico de mais de 250 mil habitantes, de um aglomerado de 34 bairros; atualmente está em fase de crescimento.
Possui um Centro Comercial em expansão, um grande mercado hortifrutigranjeiro, centenas de lojas, supermercados, postos de prestadores de serviços, clinicas e hospitais; enfim estrutura de uma média cidade. O sistema de transportes coletivos opera com 132 ônibus, uma rede de escolas públicas constituída de 20 escolas de ensino fundamental, 03 escolas de ensino médio, e dezenas de escolas da rede particular.
Os benefícios do setor público foram alcançados ao longo destes 23 anos pela participação decisiva dos movimentos populares, da associação de moradores e do Conselho Comunitário.
As grandes conquistas foram alcançadas no inicio da formação da comunidade; aos poucos as pessoas foram incorporadas a outros movimentos sociais; partidos políticos, cuidando dos seus afazeres. Hoje a mobilização se dá em caráter emergencial em casos de prioridades. Conforme ocorreu em 14 de novembro deste, um manifesto, pela Melhoria dos Transportes Coletivos.
2009, do ponto de vista da participação comunitária foi muito fraco, apesar da atuação brilhante do movimento popular na questão da passeata cobrando a renovação e ampliação da frota de ônibus. A Cidade Operária pelo seu tamanho, pela sua adversidade rica em manifestações culturais e sua potencialidade em práticas esportivas, carrega o estigma de um bairro fragilizado pela violência, conforme conotação dada pelas páginas policiais.
2010 está chegando, é oportuno renovarmos as nossas esperanças, ampliar espaços de atuação, fortalecer as convicções, lutar para melhorar as condições de vida da nossa gente, da nossa população. Definir prioridade pela melhoria da nossa qualidade de vida.

Saudações comunitárias, e um próspero ano novo.