sábado, 28 de dezembro de 2013

QUALIDADE SANITÁRIA NO MOMENTO DA COMPRA.

Verifique se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta adequadas condições de conservação dos alimentos oferecidos. Para escolher estes estabelecimentos, não utilize apenas critérios como a proximidade do domicilio e o preço dos produtos; verifique também a limpeza e organização do ambiente.
Os atendentes e manipuladores devem estar com vestimenta adequada à atividade que exercem e, quando necessário, de touca, luvas, mascara de proteção e botas. A vestimenta deve estar limpa e conservada.
Os produtos devem estar acondicionados em prateleiras limpas, organizadas e nunca sobre o piso. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.
Certifique-se da qualidade dos produtos. Verifique os selos de inspeção, o prazo de validade, a identificação do fabricante e as condições de embalagem. Observe a embalagem do produto: ela não deve estar violada ou rasgada. No caso das latas, não compre nem utilize aquelas com ferrugem, que estiverem amassadas, estufadas ou com qualquer outra alteração.
Nos produtos não embalados ou acondicionados em embalagens transparentes que permitem visualizar seu conteúdo, observe se os alimentos apresentam alteração na cor, na consistência, no aspecto e se há presença de matérias estranhas.
Carnes pré-embaladas e congeladas, encontradas normalmente em supermercados, devem ser mantidas em balcão ou camara frigorifica. Freezer ou balcão frigorifico fora da temperatura correta, ou quando desligados à noite formam água no chão, o que indica que os produtos não foram conservados em temperatura ideal.
Produtos de origem animal embalados somente devem ser comprados com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ou do Serviço de Inspeção Estadual e Municipal.
Ao escolher peixes, observe se possuem pele firme, bem aderida, úmida e sem presença de manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes. As escamas devem estar unidas e fortemente aderidas a pele e brilhantes. As brânquias (guelras) devem possuir cor em tons que variam do róseo ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidades.

No transporte dos alimentos evite colocá-los em locais quentes, como, por exemplo, próximos ao motor do carro ou exposto ao sol. Guarde os alimentos perecíveis na geladeira ou freezer o mais rápido possível, quando chegar ao domicilio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário