domingo, 25 de outubro de 2009

Agenda 22 Cidade Operária

Agenda 22

Manifesto! sinal de alerta.
Ônibus lotados, paradas cheias, povo sofrendo.
Lideranças comunitárias do bairro Cidade Operária, realizaram passeata de protesto pelas precárias condições de transportes no dia 14 de outubro às 7:00h no horário de pico. Cerca de 40 moradores participaram do protesto com faixas e cartazes cobrando ampliação da frota de transportes coletivos, retorno das 02 linhas próprias Operária Planalto e São Cristóvão extintas em 2000; sem nenhuma justificativa junto a população e que para amenizar a situação criaram a linha Cidade Operária São Francisco com 04 ônibus. Com faixas e cartazes na avenida principal, os moradores reclamaram que o atual quantitativo de Ônibus não atendem com eficiência os usuários algo em torno de 50 mil. Os representantes de entidades em reuniões realizadas com o Secretário de transportes receberam a informação que circulam no bairro 134 ônibus nas 13 linhas que cobrem a regional dos principais bairros.
A demora na decisão em oferecer alternativas saneadoras estimulou os moradores a realizarem a passeata. Com a presença de jornalistas a imprensa registrou fatos comuns do dia a dia: paradas lotadas, ônibus passando direto para o terminal; superlotados com pessoas penduradas nas portas. Comprovando que atualmente a Cidade Operária transformou-se literalmente em um imenso corredor de transportes coletivos.
O Secretário Municipal de Transportes afirmou que vai aumentar o n° de Ônibus Cidade Operária São Francisco e também informou que será criada a linha bairro/terminal/São Cristóvão/Av. Africanos/Centro; a notícia foi repassada pela assessoria aos jornais da cidade neste dia.
Se vira nos trinta!
Trinta minutos é o tempo mínimo que os moradores do Conjunto Recanto dos Pássaros e moradores da Cidade Operária em especial do trecho Avenida105-Av.205, esperam para pegar o ônibus Tropical Santos Dumont, que estão em condições precárias de uso. Os moradores já se manifestaram através de abaixo assinado e em audiência com o Secretário Municipal de Transportes.
De volta ao passado.
Situação semelhante passamos em 1991, com o surgimento de vários bairros no entorno da Cidade Operária que contavam com 04 linhas incluindo o trecho Janaína e Santa Clara, o monopólio pertencia a empresa São Luís de propriedade do ex-deputado José Gerardo, que Operavam em situação semelhante a atual, o povo pendurado nas portas. A Comunidade através do Movimento Popular em defesa da qualidade dos transportes realizaram audiências públicas e manifestos. O ex - prefeito Jackson Lago solicitou ao Secretário Municipal de transportes que realizasse um estudo de demanda, de pronto comprovado a realidade dos fatos; o prefeito decretou e autorizou a título precário que novas empresas operassem no bairro até que a empresa detentora do monopólio oferecesse as alternativas proposta pela comunidade.
É bom lembrar! Destas empresas que circularam no bairro na época: São Benedito, Gonçalves, Primor, Taguatur, Julle e outras.