quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cidade Operária... Acorda gigante

Atingimos um elevado pico populacional, com um aglomerado de conjuntos habitacionais, bairros e vilas, num total de 34 bairros; na regional Cidade Operária e Cidade Olímpica perfazendo um total de aproximadamente mais de 200 mil habitantes. Somos praticamente 1/5 da população do município de São Luís; se formos comparar com as grandes cidades do Maranhão perderemos somente para Imperatriz com uma população estimada em 236 mil habitantes.
A Cidade Operária e Cidade Olímpica já foram palco de disputas de grupos de lideranças na questão das ocupações de suas terras (88/96); já houve grupos interessados em transformá-los em Município, reivindicaram a criação de subprefeitura. Daí o tempo foi passando, os bairros cresceram, déficit de transportes coletivos, escolas e serviços de saúde, precários. A velha camada asfáltica cedeu, abrindo espaço à buraqueira, o sistema de esgoto sanitário continua desativado; onde deveria funcionar a estação de tratamento foi invadida e está cheia de casebres.
E as lideranças comunitárias, as associações de moradores?Estão imobilizadas; muitas delas desacreditadas, enfraquecidas, inoperantes. Algumas são cooptadas em períodos eleitorais, servem apenas aos interesses de um pequeno grupo. O povo no dia a dia, não participa das questões de interesse coletivo. È preciso acordar!É necessário refletir sobre a importância de fortalecer as lutas de resgate da cidadania. Precisamos ampliar e renovar a frota de transportes coletivos é preciso humanizar e ampliar a oferta de serviços de saúde, ampliar o numero de escolas com ensino de qualidade, melhorar a segurança cidadã. Existem áreas de lazer disponíveis, é necessário melhorar o aspecto urbanístico, recuperar a camada asfáltica. É urgente e providencial mobilizar pessoas, fortalecer a consciência critica de que não somos apenas um bairro, somos uma Cidade Operária que deve ser preparada para as futuras gerações, é preciso criar mecanismos que possibilitem o desenvolvimento econômico e social sustentável.
O Poder público na comunidade.
A atuação do poder público é favorável é positiva quando a participação popular acontece de forma mais intensa na formulação e encaminhamentos das prioridades do bairro. Durante os 23 anos de existência da comunidade destacam-se momentos de grandes mobilizações que ocorreram no final dos anos 80; na questão da ampliação da frota de transportes coletivo e da implantação do beneficio da meia passagem,considerando que houve uma polemica cartorial: haviam dúvidas se a Cidade Operaria pertencia a São Luís ou ao Município de São José de Ribamar. Os grandes avanços na questão da participação popular junto ao poder público; ocorreu na 2ª administração do Prefeito Jackson Lago, através do programa do Orçamento Participativo; em que o povo definia as suas prioridades, através de delegados escolhidos democraticamente. As grandes obras elencadas foram a estrada da mata,que beneficiam indiretamente mais de 50 mil pessoas,criando uma segunda alternativa de trafego para esta imensa população.Os serviços de implantação de galerias e drenagem na unidade 105 prosseguindo até o final do jardim América.as escolas do ensino básico em toda a região;estas obras foram a marca de uma administração popular. É hora da comunidade, acordar!É preciso mobilizar o povo para assegurar novas conquistas,um desafio aos dirigentes de organizações comunitárias que lutam pelo bem estar da comunidade.