sábado, 10 de dezembro de 2011

Audiência na SMTT (foto:Jornal Pequeno).Ônibus Cidade Operária.

E a luta...continua.

SMTT cria 03 novas linhas de ônibus para a Cidade Operária

Fonte:Jornal Pequeno

O secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, Clodomir Paz, criou três novas linhas de ônibus para atender aos usuários do bairro da Cidade Operária. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na quarta-feira à tarde, na sede da SMTT, com a participação do presidente do Consórcio São Cristóvão, Hermes de Carvalho; do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), José Luís Medeiros; e de um grupo de lideranças comunitárias do bairro, coordenado pelo padre Rosalino e pelo pastor Mota.
As três linhas de ônibus entram em operação no dia 21 de dezembro, sendo duas expressas e uma alimentadora. A primeira linha expressa sairá do Coreto da Unidade 101 da Cidade Operária com destino ao São Francisco sem passar pelos terminais de integração. A segunda vai sair do Coreto da Unidade 105, do mesmo bairro, com destino ao Centro, pela Avenida dos Africanos, também sem passar pelos terminais. A linha alimentadora (bairro-Terminal do São Cristóvão) vai atender o bairro Nice Lobão e a Unidade 205 da Cidade Operária.
Para Clodomir Paz, essas medidas são resultado do empenho do prefeito João Castelo em melhorar as comunidades da área, proporcionando um trânsito mais ágil e mais satisfatório para a população. Acrescentou ainda que um esforço mais amplo nesse sentido está sendo contemplado com o processo de licitação de novas linhas de ônibus para toda a capital, que já está em andamento.

Protesto – A implementação das três novas linhas de ônibus ocorreu depois de um protesto de moradores da Cidade Operária, que na quarta-feira pela manhã fizeram uma passeata e bloquearam, por mais de três horas, uma avenida importante de São Luís.
A passeata saiu do Colégio dos Padres e se dirigiu até a rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Lá os manifestantes bloquearam a Avenida Lourenço Vieira da Silva. A via só foi desinterditada com a chegada de Manoel Cruz, coordenador de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que marcou para o final da tarde de ontem uma reunião com os representantes dos moradores.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Cidade Operária, Manoel Alves Maciel, há 10 anos duas linhas que circulavam no bairro foram extintas e isso teria comprometido seriamente a locomoção da população.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Passeata,ônibus de qualidade já !

No dia 07 de dezembro, a comunidade da Cidade Operária voltou as ruas para protestar em defesa da melhoria dos transpores coletivos, fazendo a chamada ¨Queremos, os nossos ônibus de volta.A passeata deu inicio as 7;30 saindo do ponto de concentração no Centro Educacional São José Operário(colégio dos padres); passando pela avenida 203,indo até a rotatória da UEMA,com faixas e cartazes reivindicando a reativação das linhas próprias que foram retiradas há dez anos. Ao final os manifestantes, num total de 50 lideranças, representantes de associações comunitárias, conselho comunitário, grupos ligados a igreja católica, conselho tutelar e movimento popular. Durante 03 horas de manifestos, com um congestionamento no transito no corredor das avenidas 203 e 205; de ônibus dos bairros circunvizinhos causando transtorno aos usuários que se deslocavam para o Centro. Atualmente o sistema de transporte da região é constituído por 130 ônibus distribuído em 13 linhas; em que no horário de pico não atendem aos 34 bairros interligados a região Cidade Operária, Cidade Olímpica. Os ônibus quando chegam a esta comunidade, a maioria passam superlotados indo diretamente ao terminal. Os manifestantes resistiram a várias tentativas de desmobilização, pela policia militar que negociavam liberar parte da pista, em conjunto com assessores do Coordenador de Transporte eng° Manoel Cruz, para o deslocamento do grupo até a SMTT para as devidas providências. O grupo resiste, que aceita negociar com a presença do Secretário Clodomir Paz. A solução definitiva veio com a confirmação do Secretário que aceitava receber os manifestantes no final da tarde em audiência na SMTT. Durante a reunião e definidas as prioridades, com as presenças dos representantes do Consórcio das Empresas,Assessoria Jurídica , Sindicato e Representantes da Comunidade.O Secretário autorizou as novas linhas,com 06 ônibus no coreto da U-101 sentido Av. Jerônimo de Albuquerque,São Francisco,praça Deodoro.Coreto da U-205,sentido rodoviária, Av.Africanos,Rua do Passeio e mais 02 ônibus residencial Nice Lobão até o terminal do São Cristovão.Com estas 02 linhas e 02 ônibus para linha alimentadora,amenizam a situação dos moradores da cidade operaria.