sábado, 23 de novembro de 2013

Gordura Trans, consumo moderado!



Grande parte dos alimentos processados contém muita gordura, principalmente a do tipo hidrogenado. ““ A hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras solidas e mais estáveis a temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida com “ácidos graxos trans” ou” gordura trans”. É um tipo de gordura obtido principalmente do processo de industrialização de alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais. A  Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda que no máximo  1% do valor energético da alimentação diária seja proveniente desse tipo de gordura.Esse tipo de gordura é  tão ou  mais prejudicial à  saúde que as gorduras saturadas.
Os biscoitos recheados ou não, bolos e pães industrializados em geral, outros tipos de massas, margarinas e gorduras vegetais utilizam a gordura trans (hidrogenada) com ingrediente.
Quanto menos alimentos com esse tipo de ingrediente você consumir, melhor para sua saúde. O corpo humano não evoluiu com capacidade de consumir grandes quantidades de gordura saturada de origem animal e de gorduras elaboradas por processo de hidrogenação sem sofrer serias consequências metabólicas.  O consumo de gorduras trans tem efeitos semelhantes aos que a gordura saturada causa na saúde humana; por isso, deve ser evitado.

 

 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Preservar é preciso.




                                   Reunião com lideranças da regional Cidade Operaria,Cidade Olimpica.
A Cidade Operaria um conjunto habitacional tecnicamente bem planejado teve na sua primeira etapa:209.553,17 m² de áreas verdes(14) o que correspondem a 5,03% , e 313.311,05 m² de áreas institucionais (18) que correspondem a 7,53% de áreas institucionais e mais duas áreas reservadas para praças.Ocorre que a maioria destas foram dilapidadas,ocupadas, no inicio de 1987 até o final de 1993,com a anuência dda COHAB-MA,EMARP em suas continuas trocas de diretorias, sem que houvesse uma ação enérgica da secretaria municipal de urbanismo. Estando nestes espaços encravados imobiliário residencial,estabelecimentos comerciais e empresas privadas. A área verde nº 13 (coreto da unidade 105) teve parte desta erguida um empreendimento comercial, que em virtude de denuncia da comunidade, através do conselho comunitário encontra-se embargada. Considerando a elevada densidade populacional, as perdas de importantes espaços públicos, e levando-se em conta o compromisso com as gerações futuras de preservação dos espaços livres para melhor qualidade de vida, e contemplando a agenda dos fóruns de cidadania construídos ao longo do tempo.Faz-se necessário recorremos ao Ministerio Publico , que cobre dos setores da administração publica municipal ações de proteção do bem publico.As conferencias e audiências publicas sobre meio ambiente e do Plano Plurianual 2014-2017,receberam propostas e,depois de aprovadas deverão assegurar espaços específicos para construção de creches em tempo integral,espaço cultural e ginásio poliesportivo.
O poder publico municipal deve fazer cumprir a lei federal n. 6.766/79,com ações enérgicas caso contrario comete crime de responsabilidade.
A Camara Municipal de São em 31 de outubro de 2013 realizou audiência e que trataram do assunto em pauta sobre audiência para  desafetação de área verde para área institucional no bairro Cidade Operária.Urge  a necessidade de uma profunda reflexão,de questionamentos para adequação de propostas de interesse coletivo.  Com a indicação para  construção da maternidade municipal, praça e Igreja Matriz da Congregação pobres Servos da Divina Providencia(João Calábria) através de abaixo assinado organizado pelo conselho comunitário,em atendimento a proposição do vereador Roberto Rocha.A Proposta em pauta é grande valia considerando o interesse dos pleitos em questão,do valor imensurável dos Irmãos Calabrianos no trabalho de evangelização cristã e participação na construção de Cidadania.
Cabe a Camara Municipal através dos vereadores da comissão do meio ambiente promover as devidas adequações das propostas formuladas.

. PROPOSTAS DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL PRESENTES NA AUDIÊNCIA PUBLICA  DO PLANO MUNICIPAL INTEGRADO DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO LUIS.
Polo Cidade Operária – Cidade Olímpica.

ENCAMINHAMOS AS PROPOSTAS A SEREM INCORPORADAS AO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BASICO.

1.       Que as propostas discutidas e aprovadas durante a realização da 3ª Conferencia municipal  de resíduos sólidos ,da audiência publica (UEMA)  PPA 2013-2017 da Prefeitura  São Luis  do polo Cidade Operária – Cidade Olímpica, do Fórum Criança Adolescente,PPA 2009-2012 que tratam das questões de interesse coletivo no campo de saneamento básico que sejam  incorporadas ao plano .

2.      Mapeamento e definição das áreas verdes, institucionais e de preservação ambiental das reservas da Regional Cidade Operária,Cidade Olímpica e Conjunto São Raimundo.

3.      Criação de postos avançados de serviços, fiscalização ambiental regularização fundiária, entrega de títulos de  posse nesta regional.

4.      Reativação do sistema de Esgotamento Sanitário da Cidade Operaria.

5.      Implantação dos Ecos pontos para coleta de resíduos sólidos e que os materiais recicláveis destinados para as cooperativas e associações de catadores.