segunda-feira, 21 de abril de 2014

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, CONCEITOS, DEFINIÇÕES.


O QUE É RESÍDUOS SÓLIDOS- material, substancias, objeto, resultante de atividades humanas.
REJEITOS-residuos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. Ex: papel higiênico usado, fraldas, guardanapos.
RECICLÁVEIS- materiais recicláveis são aqueles que, após sofrerem uma transformação, podem ser reutilizados o mercado, seja sob forma original ou como matéria prima de outros materiais para finalidades diversas.ex:papelão,papel,metal.
 LIXÃO- Disposição inadequada de resíduos sólidos a céu aberto sem medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde publica.
ATERRO SANITARIO- técnica de disposição de rejeitos no solo, sem causar danos à saúde pública, sistema de drenagem de gases, águas pluviais e produtos lixiviado.
ATERRO CONTROLADO- técnica de disposição de resíduos sólidos que utilizam alguns princípios de engenharias para confinar os resíduos sólidos, c obrindo-os com material inerte na conclusão das jornadas de trabalho.
COMPOSTAGEM- é o processo da decomposição aeróbica de matéria orgânica que ocorre por ação de agentes biológicos microbianos na presença de oxigênio, e portanto, precisa de condições físicas e químicas adequadas para levar a formação de produtos de b ao qualidade.
 CHORUME- liquido de cor escura com cheiro forte produzido por lixo orgânico em seu processo de decomposição. o chorume atinge as águas subterrâneas, assim como contamina os solos e o ar, produzindo gazes do feito estufa, especialmente o metano.
LIXO MARINHO- qualquer tipo de resíduo solido produzido pelo homem gerado em terra ou no mar que tenha sido introduzido no ambiente marinho intencionalmente ou não.incluindo o transporte destes materiais pelos rios,drenagens,sistema de esgoto.
O QUE É RECICLAGEM – processo de transformação dos resíduos sólido que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas á transformação em insumos ou novos produtos.
O QUE É COLETA SELETIVA- coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição. (Lei nº 12.305/10)
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA-  separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis( Lei Federal nº 5.940/2006).
RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS- conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e a qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos da Lei   12.305/10. Ex: campanhas para diminuir uso das sacolas plásticas.

VALORIZAÇÃO  ECONÔMICA DOS RESÍDUOS: processo de tratamento de resíduos sólidos que aumenta o seu valor agregado.


domingo, 20 de abril de 2014

BLOGUE DO ED WILSON: OS TRÊS PALANQUES NACIONAIS DE FLAVIO DINO AMEAÇAM...

BLOGUE DO ED WILSON: OS TRÊS PALANQUES NACIONAIS DE FLAVIO DINO AMEAÇAM...: Para a grande massa de eleitores, indiferente às questões ideológicas, o voto é pessoal. Pouco importa a coerência dos partidos na formação...