sábado, 7 de dezembro de 2013

Constipação intestinal.



A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastro intestinal.
O bom funcionamento intestinal depende de três elementos inseparáveis São eles: A ingestão  de água, o consumo de fibras e a pratica de atividade física. A regularidade da atividade intestinal só é adequada quando estes fatores são atendidos. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, em parceria com a quantidade de água ingerida e a atividade física, são responsáveis por estimular a atividade muscular intestinal.
A forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar ou prejudicar o consumo diário de fibras. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, processados. O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras um deles. Observe a rotulagem nutricional que especifica a quantidade de fibras disponíveis nos alimentos selecionados para o seu consumo.
As frutas, os legumes e as verduras ( por exemplo,mamão,tamarindo, laranja,ameixa,manga e folhas em geral) são alimentos in natura  e ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de ter baixa densidade energética. Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas. Para maiores informações consulte Guia Alimentar Para a População Brasileira.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS.



 


A qualidade sanitária dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada  pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar.
Procedimentos incorretos da manipulação de alimentos podem  causar as doença transmissíveis por alimento(DTA), ou seja, doença em que os alimento ou água atuam com o veiculo para transmissão de organismos prejudiciais as  saúde  ou de substancias  tóxica. As DTA podem se manifestar das seguintes formas:
Infecções transmitidas por alimentos, intoxicações alimentares e toxinfecção causada por alimentos.
As infecções transmitidas por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha organismos prejudiciais a saúde. Exemplos: salmonelose, hepatite viral  tipo A e toxoplasmose.
Intoxicações alimentares ocorrem quando uma pessoa ingere  alimentos com substancias tóxicas ,incluindo as toxinas produzidas por micro-organismos, como bactérias  e fungos.Exemplos: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos. Para adultos sadios, a maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) duram alguns dias e não deixam sequelas; para pessoas mais susceptíveis, como crianças, idosos, gestantes  e pessoas doentes,as consequências podem  ser mais graves,podendo inclusive levar a morte. Algumas DTA são mais severas, apresentando complicações mais graves até para as pessoas sadias.

Fonte: Guia  Alimentar  Para a População Brasileira.