segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Desafios...comunidade sustentável.

O conjunto habitacional Cidade Operária um imenso bairro (mãe), um grande corredor interligando dezenas de bairros e vilas, com 130 ônibus circulando, milhares de carros particulares, em uma região com uma população estimada nos 34 bairros circunvizinhos em 230 mil habitantes; os serviços nesta área não atendem a população de forma satisfatória, aproximadamente 50 mil usuários nos horários de pico convivem com a superlotação em ônibus velhos. A infra estrutura urbana é precária, e eventualmente surgem grupo de negociantes comandando a indústria de invasões. Expandir habitações de forma desordenada não cabe, mais!Precisamos melhorar a malha de transportes coletivos, reativar a rede de esgotos ou implantar um novo sistema; construir mais escolas de ensino médio,investir em uma política de segurança,humanizar os serviços do hospital Socorrão 2, priorizar especialidades médicas no Pam (atualmente UPA), criar um espaço cultural,investir em sistema de drenagens de água pluvial.
A população da terceira idade está crescendo; a juventude precisa desenvolver práticas esportivas, daí a importância de priorizarmos em reivindicar a criação de um centro cultural com anfiteatro,quadra poliesportiva,uma academia aberta.
É preciso pensar, agir e definir prioridades que darão origem ao projeto do bairro e que atendam as necessidades pontuais.
É preciso trabalhar a idéia que incentive a preservação ambiental, e para isso o primeiro passo é lutar pela manutenção de nossas áreas verdes.
A área do IBAMA ,devemos trabalhar a proposta em transformá-la em um parque ecológico; um zoológico. O mercado foi projetado com uma infraestrutura adequada para o bom atendimento ao consumidor, e aos poucos foram modificados pelos administradores; a briga por espaço de liderança motivou a criação de feirinhas; em péssimas condições sanitárias, com esgoto a céu aberto em frente a escolas e hospitais sem que a vigilância sanitária e as promotorias da saúde e meio ambiente tomem as devidas providencias.
Com o sistema de esgoto sanitário desativado, os dejetos jogados nos Rios Paciência e Mata que com o tempo longo de poluição foram extintos, aos olhos dos nossos governantes e do Ministério Público.
Comunidade sustentável na prática só acontece com a participação popular consciente e livre na construção do poder local, frente ao poder público estabelecendo prioridades.
A região Cidade Operaria-Cidade Olímpica e bairros circunvizinhos juntos correspondem a 1/5 da população de São Luís daí a necessidade da implantação de postos avançados de serviços municipais, da criação de um Centro Administrativo, de uma sub-prefeitura.

,