quinta-feira, 18 de julho de 2013

PPA: Prefeitura recebe lideranças da Cidade Operária e Cidade Olímpica.





fonte: Portal Prefeitura de São Luís
Representantes da sociedade civil organizada da região Cidade Olímpica/Cidade Operária reuniram-se na tarde desta terça-feira (16) com a equipe da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) para receber instruções quanto às audiências públicas que vão debater o Plano Plurianual (PPA) 2014-2017. Eles foram instigados a integrarem-se como multiplicadores – em seus bairros – da convocação a uma construção democrática do plano. A audiência será realizada na região no dia 24 de julho, a partir das 14h, no salão paroquial da Igreja São João Calabria, no Jardim América.
De acordo com o assessor especial da Semgov, Artur Costa, a participação social é uma condição para que o plano reflita as carências reais da população ludovicense. “O que estamos fazendo hoje é a sensibilização dos agentes mobilizadores para que haja ainda mais representatividade e possamos contemplar aspirações da cidade”, disse Artur Costa.
O assessor especial da Semgov, Ednaldo Neves, reiterou a relevância da gestão compartilhada. “Pedimos que cada vez mais a população se integre a esse processo, para que seja ainda mais rico e para que tenhamos excelência no gasto do dinheiro público, a partir desse diálogo”, completou.
Para Artur Costa, o fato de a discussão e o diálogo terem começado desde o início da gestão facilita todo o processo. “Nós não vamos chegar às audiências com as mãos vazias, porque o prefeito sempre fez questão de ouvir a comunidade, de recebê-la para conhecer os anseios dela. Por isso, temos uma pauta com demandas e abriremos espaço para que novas sejam levantadas”, ressaltou.
As reuniões preparatórias, que incentivam a participação da comunidade na elaboração do plano, continua nesta quarta-feira (17), às 17h, quando será a vez dos representantes dos Conselhos Municipais reunirem-se com a Semgov.

LIDERANÇAS
A região da Cidade Olímpica/Cidade Operária detém cerca de 25% da população de São Luís. Mais de 65 bairros compõem o eixo, como Santa Clara, Jardim América, Santa Efigênia e Alexandra Tavares. Devido ao tamanho e à diversidade do público nessa localização, o representante do Movimento Popular, Pedro Câmara, considera as reuniões prévias fundamentais.
“A região vai apresentar volume muito grande de demandas. Por isso, é muito bom estarmos trabalhando momentos de preparação para que possamos ter clareza ao chegarmos à audiência, por já termos discutido antes com nossa comunidade”, apontou Pedro Câmara.
O presidente do Conselho Comunitário de Pais e Amigos da Cidade Olímpica e Áreas Adjacentes também louvou a iniciativa da Prefeitura de São Luís. “Parabenizo o prefeito, porque nós queremos ver o novo. O que está acontecendo a partir de agora é o cumprimento da lei, para que haja planejamento e execução das ações de que precisamos”, lembrou, referendo-se à previsão do Plano Plurianual pelas Constituições Federal e Estadual.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Até o fim de julho, estão agendadas quatro audiências públicas pela cidade, a fim de discutir as demandas que devem ser priorizadas pela gestão municipal. Pela metodologia, serão cinco grupos de trabalho nos quais os participantes deverão ser inseridos para discussão e levantamento de propostas conforme a maior necessidade de sua localidade. O PPA deve ser entregue até o dia 30 de setembro à Câmara Municipal.

Confira o calendário das audiências:
19 de julho, 14h - Zona Rural - Escola Mário Meireles (BR-135, Km-16. Av. 06, S/N – Pedrinhas)
22 de julho, 14h - Itaqui-Bacanga - Universidade Federal do Maranhão (auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire)
24 de julho, 14h - Cidade Operária/Cidade Olímpica (salão paroquial da Igreja São João Calabria – Jardim América)
25 de julho, 14h - Cohab/Cohatrac - Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Av. Leste Oeste, s/n – Cohatrac I)www.saoluis.ma.gov.br/

domingo, 14 de julho de 2013

Coleta seletiva e a limpeza pública.



O município de São Luis do ponto de vista da limpeza pública tem dado passos importantes para implementação de uma política de gerenciamento de resíduos que reduzam os impactos ambientais; da formação de lixões em áreas publicas, da redução de materiais recicláveis no aterro da Ribeira. Em 2003 a prefeitura terceirizou os serviços de coleta que anteriormente realizada pela Coliseu; os custos operacionais aumentaram; com a criação de novos bairros houve ampliação na rota de coleta. Neste período a Secretaria de Serviços Urbanos assumiu a gestão no gerenciamento de resíduos sólidos e com a reforma administrativa foi criado a Superintendência de Limpeza Pública. Neste período as ações foram voltadas a manter a Cidade Limpa,com a criação do programa São Luis Te Quero Bela,com um amplo trabalho de mobilização e educação ambiental nos espaços das escolas em todos os níveis do básico ao Superior, nas repartições publicas e associações de bairros interessadas no processo de agentes multiplicadores.A equipe técnica da SULIP fez o recadastramento de catadores de materiais recicláveis e cadastro de grandes geradores de materiais recicláveis para inserir no processo de coleta seletiva.Com a organização dos catadores foi dado assessoramento e apoio técnico para criação da Associação de catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR ) desenvolvendo suas atividades no Centro Comercial da Rua Grande,Rua da Paz,Rua de Santana e transversais;participando também na coleta em eventos culturais da cidade. A ASCAMAR é parceira da prefeitura de São Luis, Secretaria do Meio Ambiente, COCA COLA, FUNASA, Empresa de Correios e Telégrafos, TRT,TRE,TCE e demais órgão públicos.A Associação tem sede na Rua São Pantaleão n° 1094,Centro; onde funciona o galpão de recebimento das doações,prensagem e armazenamento.O grupo conta com vinte catadores que se revezam nas atividades do galpão e da coleta no Centro Comercial com uma produção mensal de aproximadamente   de 50 toneladas de recicláveis  comercializados com a RIPEL,empresa intermediaria de grandes recicladores. Com a venda dos materiais os recursos são divididos entre os catadores.