sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS.



 


A qualidade sanitária dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada  pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar.
Procedimentos incorretos da manipulação de alimentos podem  causar as doença transmissíveis por alimento(DTA), ou seja, doença em que os alimento ou água atuam com o veiculo para transmissão de organismos prejudiciais as  saúde  ou de substancias  tóxica. As DTA podem se manifestar das seguintes formas:
Infecções transmitidas por alimentos, intoxicações alimentares e toxinfecção causada por alimentos.
As infecções transmitidas por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha organismos prejudiciais a saúde. Exemplos: salmonelose, hepatite viral  tipo A e toxoplasmose.
Intoxicações alimentares ocorrem quando uma pessoa ingere  alimentos com substancias tóxicas ,incluindo as toxinas produzidas por micro-organismos, como bactérias  e fungos.Exemplos: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos. Para adultos sadios, a maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) duram alguns dias e não deixam sequelas; para pessoas mais susceptíveis, como crianças, idosos, gestantes  e pessoas doentes,as consequências podem  ser mais graves,podendo inclusive levar a morte. Algumas DTA são mais severas, apresentando complicações mais graves até para as pessoas sadias.

Fonte: Guia  Alimentar  Para a População Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário