sexta-feira, 11 de abril de 2014

Coleta Seletiva na pauta Prefeitura de São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior esteve reunido na tarde desta quinta-feira (10) com representantes de associações de catadores que atuam na capital. Os trabalhadores apresentaram demandas para melhor desenvolvimento das atividades e tiveram uma resposta positiva da Prefeitura. Estão previstos investimentos para a instalação de galpões para a coleta seletiva.
O assunto será detalhado em um encontro entre os trabalhadores e representantes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “Na próxima semana, teremos uma reunião com a Secretaria de Obras e a empresa que presta serviços para a Prefeitura na área da limpeza para podermos avançar neste tema importante que é a coleta seletiva. Vamos manter o diálogo para que possamos avançar o mais rápido possível sobre este tema”, declarou o prefeito.
Além da discussão sobre a instalação de galpões para a coleta seletiva de resíduos, também foi sinalizada a realização de campanhas educativas sobre o assunto e uma reunião com várias secretarias municipais, como Educação e Meio Ambiente, para fortalecimento e valorização dos membros da associação de catadores.
“Ficamos muito felizes com a atenção que o prefeito está dando para este assunto”, afirmou a presidente da Cooperativa de Reciclagem de São Luís, Maria José Castro. Durante a reunião, ela ressaltou que a instalação de galpões é importante porque atualmente as cooperativas e associações carecem de espaço para a atividade.
A reunião foi solicitada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Bira do Pindaré (PSB).
Ainda durante a tarde de quinta-feira, o prefeito Edivaldo recebeu membros das comunidades da Cohab e Cohatrac, assim como representantes dos Conselhos de Segurança dos respectivos bairros, para tratar a respeito da criação do Conselho Tutelar Cohab/Cohatrac. Acompanhados do deputado estadual Bira do Pindaré, eles entregaram ao prefeito um abaixo-assinado produzido desde 2012 com 5 mil assinaturas solicitando o equipamento social para a área.
O prefeito Edivaldo destacou a importância social do Conselho para a área e foi agendada uma reunião com a titular da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande, para aprofundar a conversa acerca do assunto. “Esta é uma reivindicação antiga da comunidade e teremos uma nova reunião para discutirmos sobre a criação desse conselho no próximo ano”, esclareceu.
O abaixo-assinado foi entregue pelo coordenador do Comitê em Favor do Conselho Tutelar Cohab/Cohatrac, Camilo Rocha Filho. O Comitê foi fundado há mais de três anos para articular a criação do novo conselho tutelar amparado em resolução do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) que prevê a proporção de um conselho para cada 100 mil habitantes. “Estamos esperançosos porque o prefeito se propôs a dialogar e buscar justamente as condições para que o conselho seja instalado”, disse Camilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário