quinta-feira, 25 de julho de 2013

MANIFESTO CIDADE OPERÁRIA!





Saudamos a todos/as, as nossas boas vindas,
Aos gestores presentes nesta audiência publica para formulação de propostas e aprovação do PPA.
Aos representantes das comunidades presentes, aos nossos amigos moradores da região Cidade Operária, Cidade Olímpica e demais bairros, vilas e condomínios com 34 comunidades que constitui aproximadamente 260 mil habitantes.
Destacamos o reconhecimento público sobre a atuação da  Congregação Pobres Servos da Divina Providência (E em especial a militância dos padres Valdemar Longo,do padre  Julio Gotardo,do irmão Nestor Forestti, Pe.Armando, Pe. Antonio Nazzari) no apoio aos movimentos sociais.
Reconhecemos as boas referências dos representantes das organizações comunitárias, lideres evangélicos,aos históricos do Movimento Popular presentes neste evento e que ainda preservam os seus espaços, da luta permanente, do bom combate. Um espaço sempre em construção nestes 27 anos de existência da Cidade Operária de mobilizações e passeatas pela conquista da meia passagem do bairro, da luta pela moradia, da melhoria dos transportes, da resistência a implantação do cadeião no bairro.
Muitas conquistas foram alcançadas, porém contabilizamos as mazelas: da desativação do sistema de esgotos pela CAEMA, das ruas cheias de buracos, da falta de policiamento nas ruas, do número cada vez maior de assaltos, do consumo de drogas, dos lixões, da ocupação/destruição de nossas áreas verdes, do sistema precário no abastecimento d’água, saúde e educação.
Ao longo destes anos reuniões, palestras, constituição de fóruns de debates, audiências e conferências foram realizadas sem resultados práticos, muitos dos presentes perderam a crença nos debates e conferências. Convidamos os  presentes a alavancar nossa esperança nessa nova conjuntura de mobilizações nacionais e pressões populares, a reconhecer a nova gestão municipal um sinal de construção democrática, ao sentar com as comunidades, ouvi-las e oportunizar a participação popular como aconteceu na experiência do Orçamento Participativo com todas as suas limitações e que não percamos a nossa capacidade de manter e preservar o nosso maior patrimônio, a nossa crença de que vale a pena lutar sempre, de preservar o nosso espaço na construção da cidadania.
O senso dos movimentos populares é priorizar as questões de interesse coletivo independente de interesses partidários ou interesses específicos. A nossa capacidade de pensar, de educar, de transformar, de salvaguardar e proteger o direito de cidadania tem um valor imensurável. Do prefeito a missão mais importante é  a sua capacidade de ouvir o povo, de compartilhar o exercício do mandato assegurando benefícios e obras de grande alcance social.
Hoje temos o hospital Socorrão II, UPA 24 hs; dezenas de escolas de ensino fundamental, ensino médio, um amplo Centro Comercial,15 linhas de transportes integrados  e 02 linhas não integradas,02 agências bancárias: Banco do Brasil e Bradesco. O nosso desejo, a nossa prioridade é a conquista da subprefeitura; considerando que esta região constituída de 34 bairros no pólo Cidade Operária-Cidade Olímpica, em meio as suas adversidades necessitam de benefícios de regularização imobiliária de lotes residenciais, mapeamento e preservação das áreas verdes de uso público, criação de ouvidorias e postos avançados de serviços nas áreas de transportes, urbanismo, saúde, educação,de políticas em atenção a criança e adolescente.  Afinal, representamos mais de 25% da população de São Luís! Queremos um compromisso de verdade; poder público municipal e poder popular das comunidades Cidade Operária-Cidade Olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário